Área de atuação

 A Neurocirurgia é uma especialidade que atende processos patológicos que podem modificar a função ou atividade do cérebro, medula e nervos periféricos. Envolve desde patologias degenerativas – como doenças que afetam a coluna vertebral e o cérebro – além de tumores, aneurismas, malformações do sistema nervoso, traumatismos entre outros.

Pode ser dividida em diversas subespecialidades. Por mais que haja uma tendência na super-especialização dos médicos, nenhuma das áreas da neurocirurgia é uma especialidade independente, todas são consideradas áreas de atuação. O neurocirurgião com formação adequada está apto a atuar em todas as áreas assim que termina seu treinamento.

No entanto, por aptidão ou interesse, o neurocirurgião trilha seu próprio caminho, adquirindo experiência em uma ou outra área.

A área contempla o atendimento de condições complexas e vitais, permitindo o reestabelecimento da qualidade de vida, das capacidades produtivas e cognitivas dos pacientes.

Atuação na neurocirurgia

Neurocirurgia

A neurocirurgia é uma especialidade focada no atendimento a pacientes adultos e pediátricos no tratamento de dor ou processos patológicos que podem modificar a função ou atividade do sistema nervoso central (por exemplo, cérebro, hipófise e medula espinhal), do sistema nervoso periférico (por exemplo, nervos cranianos, espinhais e periféricos), do sistema nervoso autônomo, as estruturas de suporte desses sistemas (por exemplo, meninges, crânio e base do crânio e coluna vertebral) e seu suprimento vascular (por exemplo, intracraniano, vasculatura extracraniana e espinhal).
A área contempla o atendimento de condições complexas e vitais, permitindo não só o tratamento, mas que as capacidades produtivas e cognitivas dos pacientes sejam preservadas e até mesmo restabelecidas. 

Tudo que você faz começa no seu cérebro.

Faça uma consulta preventiva e cuide da sua saúde.

Neurocirurgia pediátrica

A neurocirurgia pediátrica é uma especialidade neurocirúrgica que trata de doenças neurológicas congênitas e adquiridas na infância.
As cirurgias neurológicas em crianças são delicadas e há risco relacionado ao sangramento, pois a criança tem as estruturas do sistema nervoso ainda em desenvolvimento e tem um volume sanguíneo corpóreo restrito.
Em geral, as principais doenças neurocirúrgicas tratadas pelo neurocirurgião pediátrico de forma isolada ou em parceria com outras áreas incluem: