Você sabe o que é um neurologista? Ou quais doenças esse médico trata? O profissional especializado em neurologia é aquele responsável por diagnosticar e tratar problemas do nosso sistema nervoso e neuromusculares. Mas, afinal, quando é necessário visitar um neurologista?
Todos nós já tivemos, algum dia, dor de cabeça. Ela pode aparecer por diversos motivos diferentes, mas nem sempre associados a doenças. Estresse, falta de sono e até mesmo usar óculos ou lentes de contato com grau errado podem causar esse desconforto. Normalmente, a visita ao neurologista não é indicada nessas situações.
O nosso sistema neurológico é responsável pelo comando do corpo. Desde funções básicas como falar e andar, até os mecanismos mais internos do organismo, é ele quem manda. Assim, alguns sintomas precisam ser observados com bastante cautela, a fim de manter a saúde em dia.
Doenças tratadas por um neurologista
Quando apresentamos alguns sintomas específicos ou temos alguma doença, é necessário consultar com um médico especializado na área e buscar o tratamento ideal.
Listamos as principais condições tratadas por médicos neurologistas:
- Dor de cabeça;
- Distúrbios de sono e movimento;
- Demências;
- Tumores;
- Crises convulsivas e epilepsia, etc.
Sinais de que é preciso visitar um neurologista
O nosso corpo apresenta alguns sinais de quando algo não está funcionando muito bem.
1 – Dor de cabeça
A dor de cabeça é o primeiro sinal que deve ser observado. Mesmo que não pareça ser um problema sério, ela não deve ser ignorada, afinal, pode ser um alerta! Caso o desconforto seja muito agudo, repentino, ou venha acompanhado de outros sintomas (como vômito ou problemas de visão), a visita ao médico é fortemente recomendada, inclusive na urgência, se preciso.
2 – Formigamento e dormência
Outros dois alertas que merecem atenção são: formigamento e dormência. Da mesma forma que a dor de cabeça, esses também podem significar muitas coisas. O cuidado é redobrado quando a frequência aumenta ou não se sabe a causa. Atenção: quando atingir apenas um lado do corpo, ainda mais se afetar fala e visão, isso pode ser um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nesse caso, vá ao hospital o mais rápido possível!
3 – Confusão mental e lapsos de memórias
Confusão mental e lapsos de memória são sinais importantes. Estresse e insônia podem estar relacionados, mas nem sempre. Esses são sintomas que podem indicar demência, o tão conhecido mal de Alzheimer é um bom exemplo disso: uma doença neurológica que atinge muitas pessoas e que piora muito com o passar do tempo.
4 – Alterações no sono
O sexto alerta tem a ver com o nosso sono. Muita sonolência durante o dia ou insônias intermináveis podem ser sintomas de doenças neurológicas. Se o seu sono não consegue trazer repouso, preste atenção.
5 – Fraqueza dos músculos
Por fim, fraqueza dos músculos é outro sinal a ser considerado. Nosso sistema neurológico comanda o corpo. Quando ele não está em pleno funcionamento, ações “simples” como mastigar ou andar simplesmente não acontecem. Se a fraqueza for recorrente, busque ajuda médica. Atenção: Uma fraqueza súbita e sem causa aparente pode também ser sinal de AVC, derrame. Procure um pronto-socorro o mais rápido possível.
A consulta com o neurologista
Se você já percebeu os seus sintomas e buscou um médico, está no meio do caminho.
Esse é o momento de falar sobre todos os sinais que o seu corpo te mostrou, inclusive aqueles que não damos muita atenção (como uma dor de cabeça, por exemplo).
Faça exames recomendados e, depois, mantenha o acompanhamento com o profissional.
Cuidar da saúde é importante e começa por você! Quer saber mais sobre como tratar algum sintoma neurológico? Agende uma consulta com o Dr. André Malheiros!